Senegal e França irão receber a Conferência Financeira da Parceria Global para a Educação


NOVA YORK, Sept. 25, 2017 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Parceria Global para a Educação (PGE) tem a satisfação de divulgar que os governos do Senegal e da França irão organizar em conjunto sua conferência financeira, que será realizada em 8 de fevereiro de 2018, em Dacar, Senegal.

Uma foto que acompanha este anúncio está disponível em http://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/d3003cff-ee20-409f-9729-9a9cef1d4d3e

Um vídeo que acompanha este anúncio está disponível em http://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/0a7eebb6-66b3-438b-904e-efeff83d94cf

O anúncio da co-organização foi feito pelos Presidentes Macky Sall, do Senegal, e Emmanuel Macron, da França, em um evento de alto nível sobre financiamento da educação realizado nas Nações Unidas, do qual participaram o Secretário Geral António Guterres, vários chefes de Estado e líderes globais em educação.

"A Parceria Global para a Educação realizou investimentos substanciais em educação, ajudando a colocar 72 milhões de crianças a mais no ensino fundamental I desde 2002, inclusive no Senegal", disse o Presidente Macky Sall. "Temos a honra de organizar a próxima Conferência Financeira da PGE em Dacar e esperamos continuar com nossa estreita parceria com a PGE."

Essa é a primeira vez que um país doador e um país em desenvolvimento co-organizam uma conferência financeira da PGE, simbolizando o espírito de verdadeira parceria, que é a essência da PGE.

O Presidente Macron, da França, enfatizou que uma das suas principais prioridades é investir em educação. "Eu convoco a comunidade internacional a se unir a nós em fevereiro de 2018 em Dacar para a Conferência Financeira da Parceria Global para a Educação, que a França irá co-organizar com o Senegal", disse Macron.

"A conferência financeira da Parceria Global para a Educação é uma oportunidade para um salto qualitativo bastante necessário, possibilitando que os países doadores e em desenvolvimento mostrem seu comprometimento financeiro com a educação”, disse Julia Gillard, Presidente do Conselho da PGE. "A organização conjunta entre Senegal e França da conferência financeira demonstra a determinação de ambos os governos para ajudar a PGE a expandir seu apoio a sistemas de educação fortes e sustentáveis em países em desenvolvimento."

O evento em Dacar irá reunir governos de países doadores e em desenvolvimento, o setor privado, fundações filantrópicas, sociedade civil e organizações internacionais para anunciar compromissos para apoiar a educação em países em desenvolvimento.

"Este é um momento animador e fundamental para a PGE e para a educação global", disse Alice Albright, Diretora Executiva da PGE. "Essa conferência financeira irá orientar a PGE para que se torne uma operação de US$ 2 bilhões ao ano em 2020. Nesse nível, a PGE pode causar um impacto muito maior ao oferecer uma educação de maior qualidade às crianças do mundo."

A conferência financeira da PGE busca arrecadar US$ 3,1 bilhões entre 2018 e 2020 para apoiar a educação de 870 milhões de crianças em 89 países em desenvolvimento, que são o lar de 78% da população mundial que não frequenta a escola.

Atualmente, 264 milhões de crianças e jovens em todo o mundo não estão na escola e seis de cada dez crianças e jovens, um total de 617 milhões, estão na escola, mas não estão aprendendo no nível necessário para romper as barreiras da pobreza, da saúde deficitária e da desigualdade social. Embora a cota de auxílio de países desenvolvidos estrangeiros à educação tenha diminuído nos últimos seis anos, líderes mundiais agora estão reconhecendo a urgência de mudar essa tendência.

A França tem sido um país doador da PGE desde 2005. Com o apoio da PGE desde 2006, o Senegal tem mostrado grande progresso, aumentando seu investimento em educação como parte dos gastos domésticos para 24 por cento.

"Tanto a França quanto o Senegal estão em uma posição ideal para incitar outros países a aumentar os investimentos em educação", acrescentou a Sra. Gillard. “Acreditamos que isso contribuirá para uma conferência financeira bem-sucedida e produtiva e, em última instância, beneficiar centenas de milhões de crianças em alguns dos países mais pobres do mundo."

Reposição da PGE em 2020: justificativa para o investimento

Declaração dos líderes

Imagens adicionais

A Parceria Global para Educação (PGE) trabalha com países em desenvolvimento para garantir que cada criança receba uma educação básica de qualidade, priorizando os mais pobres, os mais vulneráveis e aqueles que vivem em países afetados pela fragilidade ou conflito. A PGE mobiliza financiamentos para educação e apoia países em desenvolvimento para criarem sistemas de educação efetivos baseados em planejamento e políticas baseados em evidências.

O apoio da PGE obteve os seguintes resultados em seus países parceiros:

  • 72 milhões a mais de crianças no ensino fundamental I em 2015, em comparação a 2002
  • 76% das crianças de países parceiros da PGE concluíram o ensino fundamental I em 2015, em comparação a 63% em 2002.
  • Taxa de 74% de conclusão do ensino fundamental I para meninas em 2015, em comparação a 57% em 2002
  • 78% dos países parceiros da PGE mantiveram seu orçamento de educação em 20% ou acima em relação aos gastos públicos, ou aumentaram seu orçamento para a educação em 2015.

Assessoria de imprensa:

Alexandra Humme, ahumme@gloalpartnership.org; Tel.: 202-492 8890